Banner
RSS Notícias
Noticias
Cesário Calisto Tchissalukila - Novo Administrador Municipal da Ecunha - 05-08-2011   ler mais ▼
Foi apresentado dia 3 de Agosto o novo Administrador Municipal da Ecunha, nomeado em despacho oficial do Governador da província do Huambo da passada segunda-feira. Cesário Calisto Tchissalukila é o 12º administrador desde a independência e substitui no cargo o Dr. Agostinho Kaliki, que administrou o município entre 2009 à 2011. Durante a cerimónia de apresentação o governador da província destacou o trabalho que está a ser feito pela Cooperativa Agrícola da Ecunha (COOPECUNHA), em prol da produção agrícola realçando o facto de os associados estarem informados quanto aos preços dos produtos no mercado, e a produção de mel, que já é uma marca na província
Embaixador dos Estados Unidos em Angola visita Huambo - 01-08-2011   ler mais ▼
O Embaixador dos Estados Unidos em Angola MucMullen, esteve de visita no passado mês de Julho à Província do Huambo. Durante a sua estadia visitou os projectos que estão a ser financiados por fundos da USAID. E como a nível da Ecunha a organização Americana Farmer to Farmer tem estado a prestar um apoio à Cooperativa Agrícola da Ecunha, principalmente na capacitação na área de enxertia para melhorar a qualidade das plantas produzidas no viveiro e na formação em finanças, o Embaixador visitou o viveiro criado através do projecto de Desenvolvimento dos Recursos Naturais e a cooperativa. Durante esta visita ele inteirou-se do funcionamento da cooperativa e da importância que joga no desenvolvimento do município da Ecunha
Plano de Urbanização da reserva fundiária do Município - 02-06-2011   ler mais ▼
Foi apresentado ao Conselho Municipal de Auscultação e Concertação do Município da Ecunha, reunido no dia 2 de Junho de 2011, o anteprojeto do Plano de Urbanização da reserva fundiária do Município.
O documento será posteriormente submetido à aprovação do Governo Provincial do Huambo estando previsto o início da implementação ainda no corrente ano.
Município da Ecunha recebe Delegado da União Europeia - 01-06-2011   ler mais ▼
Delegado da União Europeia em Angola, Embaixador Javier Puyol, visitou no passado dia 25 de Maio, o Município do Ecunha para conhecer em maior detalhe a estratégia de desenvolvimento local, implementada pelo IMVF, em parceria com a Administração Municipal e diferentes Organizações da Sociedade Civil.

Esta foi a primeira deslocação, fora de Luanda, feita pelo Delegado da União Europeia em Angola desde que chegou ao país há três meses.

A visita foi acompanhada pelo Vice-Governador do Huambo, Henrique Barbosa, tendo sido realizados encontros com a Administração Municipal e Comunal, bem como com diferentes representantes das Organizações da Sociedade Civil e do Sector Privado local.

O programa incluiu ainda visitas à Cooperativa Agrícola da Ecunha - Coopecunha e à Associação de Criadores de Gado da Ecunha - Gado Ecunha, para conhecimento dos projectos nas áreas agro-pecuária e de recursos naturais, assim como dos principais investimentos realizados com o financiamento da União Europeia e o apoio da Cooperação Portuguesa, designadamente: sedes administrativas, viveiro municipal, Casa de Mel, Loja agrícola e Parque de máquinas.

Num encontro com as Autoridades Tradicionais, o Delegado da União Europeia teve ainda oportunidade de inaugurar a "Casa dos Sobas", tendo reafirmado a importância do papel destes actores no desenvolvimento social e económico do Município.

No final da visita o Vice-Governador da Província do Huambo demonstrou o apoio Provincial à estratégia do IMVF, declarando à Agência Noticiosa Angola Press: "pensamos que o caminho é este porque queremos que as demais províncias sejam de facto organizadas a exemplo do Ecunha, onde todos os membros têm uma actividade no acompanhamento da produção, venda e escoamento dos produtos".

Leia mais sobre esta visita:
União Europeia continuará a financiar projectos de desenvolvimento agro-pecuário
Delegado da União Europeia trabalha no Huambo
Autoridades tradicionais devem desempenhar papel interventivo na comunidade

Projecto de Gestão Sustentável dos Recursos Naturais Florestais

Conheça aqui o mais recente Projecto na Ecunha ? Projecto de Gestão Sustentável dos Recursos Naturais Florestais - e o seu impacto na segurança alimentar e redução da pobreza no Município.


Curso de Formação de Formadores em Técnicas Agrícolas - 02-12-2010   ler mais ▼
Teve início a 16 de Novembro do corrente, por iniciativa do IMVF/Coopecunha, um curso de formação de formadores no domínio das técnicas agrícolas das culturas de batata rena e cebola. Para o curso, que foi promovido no quadro do projecto de apoio à comercialização desse produtos financiado pelo IPAD e que terá a duração de 50 horas, foi elaborado um Manual do Agricultor de Batata Rena e Cebola.

Posteriormente os formadores irão desenvolver actividades de formação junto de círculos constituídos por sócios da Coopecunha, tendo em vista a melhoria da produção não só quantitativa, para a obtenção de maiores rendimentos, como também qualitativa para a obtenção de melhores produtos tendo em vista a satisfação das exigências do mercado.

Consulte aqui o Caderno do Agricultor.
Comemorações do 35º Aniversário da Independência - 01-12-2010   ler mais ▼
No quadro das comemorações do 35º aniversário da independência de Angola, foi inaugurado, na Sede do Município, um Centro Infantil Comunitário - Centro Educativo Comunitário (CIC-CEC) que funcionará como jardim de infância com capacidade de acolhimento para 200 crianças. O Centro funcionará ainda como uma estrutura de formação de adultos, nomeadamente através de cursos de alfabetização, cursos destinados às mães para a melhoria do cuidado das crianças e outros cursos.

Também no quadro das comemorações a Administração do Município procedeu à distribuição de kits profissionais de barbeiro, carpinteiro e sapateiro a deficientes físicos do Município que exercem essas profissões.

Ainda no quadro das comemorações uma delegação presidida pelo Administrador Municipal deslocou-se à aldeia de Cangombe na Comuna do Chipeio tendo visitado as obras de construção de uma escola com seis salas e um posto de saúde. No final da visita a delegação presidiu ao acto comemorativo do dia da independência realizado este ano na referida aldeia.
Curso de Formação de Formadores em Técnicas Agrícolas - 01-12-2010   ler mais ▼
Teve início a 16 de Novembro do corrente, por iniciativa do IMVF/Coopecunha, um curso de formação de formadores no domínio das técnicas agrícolas das culturas de batata rena e cebola. Para o curso, que foi promovido no quadro do projecto de apoio à comercialização desse produtos financiado pelo IPAD e que terá a duração de 50 horas, foi elaborado um Manual do Agricultor de Batata Rena e Cebola.

Posteriormente os formadores irão desenvolver actividades de formação junto de círculos constituídos por sócios da Coopecunha, tendo em vista a melhoria da produção não só quantitativa, para a obtenção de maiores rendimentos, como também qualitativa para a obtenção de melhores produtos tendo em vista a satisfação das exigências do mercado.
Construção de habitação para quadros - 30-11-2010   ler mais ▼
Continua a avançar num bom ritmo a construção, na Sede do Município, de um conjunto de 48 casas destinadas a jovens quadros. As casas serão atribuídas a crédito num sistema de renda resolúvel para serem pagas num período de 20 anos.

O fim das obras está previsto para o mês de Dezembro de 2010.
Torneio de futebol de 11 - 30-11-2010   ler mais ▼
No quadro das comemorações do 35º aniversário da independência de Angola, a Administração do Município promoveu a realização de um torneio de futebol de 11 com a participação de oito equipas da Sede do Município e de algumas aldeias.

Nas duas primeiras jornadas do torneio realizada entre os dias 23 e 31 de Outubro verificaram-se os seguintes resultados:

1ª Jornada
Dez de Dezembro da Ecunha - Estrelinha da Ecunha (4 - 1)
Bravos Rapazes do Nguengue - Recreativo da Chiwamba (0 - 1)
Mártires da Canhala - Nova Estrela da Ecunha (2 - 2)
Inter do Limundo - Recreativo do Calessi (2 - 2)

2ª Jornada
Dez de Dezembro da Ecunha - Recreativo da Chiwamba (0 - 0)
Estrelinha da Ecunha - Bravos Rapazes do Nguengue (2 - 0)
Nova Estrela da Ecunha - Inter do Limundo (0 - 5)
Recreativo do Calessi - Mártires da Canhala (3 - 0)
Reunião do Conselho Comunal de Auscultação e Concertação Social (CCACS) no Chipeio - 29-11-2010   ler mais ▼
Sob a Presidência do Sr. Abel Frederico Saúde, Administrador Comunal Adjunto, em representação do Senhor Administrador da Comuna do Chipeio e com a presença dos responsáveis da Administração Municipal e dos representantes das autoridades tradicionais, igrejas, operadores económicos e da ONG - IMVF, teve lugar, no dia 5 de Novembro de 2010, na sala de reuniões da Coopecunha no Chipeio, a 2ª reunião Ordinária do ano de 2010 do Conselho Comunal de Auscultação e Concertação Social.

No final da reunião o CCACS adoptou recomendações entre as quais destacamos:
- Recomendar a criação de uma Comissão chefiada por um responsável da Administração da Comuna e que integre, para além de outros membros, um representante da Polícia Nacional, com o objectivo de regularizar o sistema de funcionamento do abastecimento de energia eléctrica na Sede da Comuna.
- Recomendar a adopção de medidas que normalizem o funcionamento do Posto de Saúde da Câmbia que não dispõem de pessoal técnico, dado que a pessoa que aí foi colocada, não se apresentou até agora no local para desempenhar as suas funções;
- Recomendar a adopção de medidas que assegurem um controle mais efectivo da assiduidade dos professores nas escolas das aldeias, através de inspecções mais frequentes e de medidas que ponham fim à situação de professores colocados que não comparecem nas escolas para desenvolver as suas actividades docentes;
- Dado que a formação de professores feita na Escola da A.D.P.P. tem-se revelado de qualidade, recomendar que se envidem esforços no sentido de que alguns alunos da Comuna, após o fim do ciclo de estudos indispensável para o efeito, possam beneficiar de lugares e bolsas de estudo para frequentarem essa formação mediante um compromisso de regressarem à Comuna para desempenhar as suas funções após a formação;
- Recomendar ao IMVF a continuação das acções de formação que têm vindo a ser desenvolvidas na Comuna;
- Recomendar ao IMVF a dinamização do trabalho junto dos apicultores da Comuna e manifestar apreço pelos resultados já obtidos, nomeadamente na Sede da Comuna, em S. José e na Missão do Chipeio;
- Recomendar que seja aceite a ideia, proposta por um grupo de agentes económicos do Chipeio, no sentido de se procurar uma solução, ainda que transitória, para rentabilizar as potencialidades da Ilha dos Amores, devendo os mesmos apresentar uma proposta detalhada do seu projecto à Administração da Comuna o mais breve possível;
Inauguração de três Postos de Saúde no Município da Ecunha - 26-10-2010   ler mais ▼
Enquadrado nas comemorações do Dia dos Heróis Nacionais, o Administrador Municipal da Ecunha, Agostinho Kaliki inaugurou, no passado dia 17 de Setembro, dois Postos de Saúde construídos de raiz, um na aldeia da Chilela, Comuna Sede do Município e outro na aldeia de Sambalundo, Comuna do Chipeio. Ainda no mesmo dia procedeu-se à reinauguração do Posto de Saúde da Aldeia de Cambia na Comuna Chipeio que foi totalmente reabilitado.
Construção de um novo sistema de abastecimento de água para a Sede do Município - 26-10-2010   ler mais ▼
Iniciou-se, na primeira quinzena de Setembro, as obras de construção do novo sistema de abastecimento de água da Sede do Município. O sistema, está a ser executado no âmbito do "Programa Nacional de Água Para Todos" funcionará por gravidade, sendo constituído por uma nova captação, uma central de tratamento e rede de distribuição.
Alargamento da rede pública de abastecimento de energia eléctrica - 26-10-2010   ler mais ▼
Deu-se início ao trabalho de ampliação da rede pública de abastecimento de energia eléctrica na Sede do Município. Com o alargamento da rede, os moradores dos Bairros de Limundo e Pedro Chivinda passarão a beneficiar do abastecimento de energia eléctrica.
30 Agricultores assinam contrato de crédito agrícola - 26-10-2010   ler mais ▼
No âmbito de um Programa de Crédito Agrícola financiado pelo Governo Angolano e executado através do Banco de Poupança e Crédito (BPC), os primeiros 30 agricultores do Município da Ecunha que vão beneficiar do crédito assinaram os respectivos contratos. Prevê-se que o Programa possa vir a beneficiar, numa primeira fase, cerca de 1.500 famílias no Município da Ecunha.

Melhoramento de escolas e casas afectadas pelas chuvas - 26-10-2010   ler mais ▼
A Administração do Município procedeu à aquisição de 1000 chapas de zinco destinadas à cobertura de escolas comunitárias construídas pela população em várias aldeias e para apoio na cobertura das casas de famílias carenciadas ou que tenham sido afectadas pelas fortes e chuvas e ventos torrenciais na última época das chuvas.
Realização da I Conferência Municipal das Organizações da Sociedade Civil do Município da Ecunha - 11-08-2010   ler mais ▼
No quadro das reuniões preparatórias da IV Conferência Nacional das Organizações da Sociedade Civil realizou-se no passado dia 9 de Agosto, na Ecunha, a I Conferência Municipal das Organizações da Sociedade Civil do Município da Ecunha.

Durante a Conferência os delegados das organizações da sociedade civil analisaramo processo de desenvolvimento do Município, com base numa exposição apresentada pelo Chefe da Repartição de Estudos e Planeamento da Administração Municipal, Sr. Adalberto Duarte António, e, fizeram uma análise ao funcionamento das estruturas participativas da sociedade civil na Ecunha, nomeadamente do Conselho de Auscultação e Concertação Social, tema apresentado pelo Eng. António Sapalo do IMVF - Instituto Marquês de Valle Flôr.

A Conferência adoptou um documento de resoluções finais e elegeu os delegados que irão representar as organizações da sociedade civil da Ecunha na Conferência Municipal.

Destaca-se nesse documento a decisão de institucionalizar a realização das conferências municipais das organizações da sociedade civil da Ecunha e a escolha do IMVF para coordenar as actividades do conjunto das organizações até à realização da próxima conferência. A Conferência decidiu ainda criar uma comissão com o objectivo de contactar a Administração Municipal no sentido de tornar mais efectivo o funcionamento do Conselho Municipal de Auscultação e Concertação Social do Município.
Criação do Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária - 15-07-2010   ler mais ▼
Foi criada a 13 de Julho do corrente ano no Município da Ecunha um Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) para o diagnóstico do HIV/SIDA e assistência aos seropositivos, que fará igualmente o despiste e combate a outras doenças sexualmente transmissíveis.

O Centro estará aberto aos utentes de segunda a sexta-feira.
Encontro como os Directores das Escolas do Município - 11-07-2010   ler mais ▼
A Administradora Adjunta do Município, Sra. Luciana Ngueve Strongway dirigiu, no dia 9 de Julho do corrente, um encontro com os directores das escolas do Município.

No encontro foi analisado o funcionamento do sector educativo no Município sendo abordado o seu funcionamento e as dificuldades com que se debate, dando particular destaque às questões que se prendem com o absentismo dos professores. Foram adoptadas algumas medidas para fazer reverter essa situação.
Deliberações decorrentes da sessão ordinária de 7 de Julho - 10-07-2010   ler mais ▼
Reunido em sessão ordinária a 07 de Julho do corrente ano, a Administração do Município adoptou as seguintes deliberações:

- Recomendar ao Comando Municipal da Polícia Nacional a inclusão na sua agenda de trabalhos a participação, em coordenação com as autoridades tradicionais e entidades religiosas, em acções de sensibilização e combate às queimadas que se vêm verificando em várias áreas do Município.

- Que a Repartição Municipal da Educação deve solicitar aos Directores das Escolas do Município uma informação dirigida à Administração Municipal sobre os critérios de selecção utilizados no processo de admissão dos novos professores.

- Que a Repartição Municipal da Educação trabalhe com a Comissão Provincial de Júris para a actualização das informações relacionadas com o processo de selecção de professores.

- Que a Repartição de Estudos e Planeamento inclua na elaboração do próximo plano de desenvolvimento a construção de um Centro de Saúde na área de Cáliamamo e outro na Comuna do Chipeio.

- Que a Repartição Municipal de Saúde forme uma Comissão para fazer a fiscalização das obras dos Postos de Saúde da Missão do Chipeio, na aldeia da Câmbia e na aldeia da Chilela para proceder a uma avaliação do estado de andamento das obras em curso.

- Que a Repartição dos Assuntos Sociais proceda à identificação de possíveis fontes de angariação de fundos para cobrir as necessidades inerentes da participação da equipa de futebol de 11 do Município no Torneio Inter-Municipal.

- Que a Repartição dos Assuntos Económicos proceda à colocação de placas de identificação nas reservas fundiárias já delimitadas com o objectivo de garantir a sua protecção.

- Que o Centro de Documentação e Informação faça a publicação de um jornal local, recolhendo para o efeito notícias e que faça o acompanhamento das notícias que são enviadas do Município para a Rádio Huambo.
Financiamento
Apoio
Implementação
©2017 - Município Ecunha Quem Somos      • Contactos      • Links