Banner
RSS Notícias
Perfil do Municipio > História

História
O território correspondente à Província do Huambo, no qual se inclui o Município da Ecunha é habitado por três grupos étnicos fracamente diferenciados: os Huambos, os Bailundos e os Sambos; havendo ainda a anotar pequenas manchas de Ganguelas e Quiocos, com pouca relevância demográfica.

É bastante difícil determinar os termos em que se verificou a fixação destes povos no Huambo uma vez que a história se mistura com a lenda, e a destrinça é quase impossível, tendo apenas a certeza que desceram do Norte, após um período de permanência perto do Kuanza.

A Rainha Jinga, que viveu no centro de Angola na primeira metade do sec. XVII e ficou célebre, primeiro pela sua crueldade e imoralidade, e depois pela sua espectacular conversão à Fé Católica, sustentara prolongada luta contra os portugueses, colaborando, por interesse próprio e na medida das suas conveniências, com os holandeses, então senhores de Luanda. Expulsos os holandeses por Salvador Correia, e submetida a célebre rainha negra à autoridade de Portugal, o receio de represálias dos portugueses levou os Sambos, Huambos e Bailundos, que a haviam apoiado, a abandonarem os seus países e a afastarem-se para longe da capital, levando à sua frente todos quantos encontraram pelo caminho, em especial os Ganguelas, assim forçados a transferir-se para as margens do Cubango.

Os Huambos, instalaram-se inicialmente na Caála, onde se encontra a sepultura do seu soberano, Wambu-Kalunga (Grande-Mar),, ladeada de duas outras, ao que se julga de dois escravos sacrificados para o servirem no outro mundo ou, segundo alguns, duas de suas numerosas mulheres.

Reza a lenda que Wambu era um grande apreciador de carne humana, preferindo as tenras crianças, o que levou parte do seu povo a abandoná-lo fugindo uns para a Ganda e outros para o Candumbo.

Com o passar do tempo, muitos outros reis passaram por lá e o nome manteve-se inalterado até à chegada dos portugueses que o aportuguesaram passando a chamar-se Huambo em vez de Wambo. .

Portanto, o nome da província do Huambo nasce destes grande rei que marcou a história deste povo.
Financiamento
Apoio
Implementação
©2017 - Município Ecunha Quem Somos      • Contactos      • Links