Banner
RSS Notícias
Perfil do Municipio > Território

Território
O Municípo do Ecunha é um dos onze municípios da província do Huambo. Está localizado na parte centro-oeste da província, confrontando a norte com o município do Londuibale, a leste com o município do Huambo, a sul com os municípios da Caála e do Longonjo e a oeste com este último e com o município do Ukuma. A sua superfície é de 1.677 Km2 e a sua população é estimada em cerca de 95.000 habitantes.

A Administração Municipal está dividida em duas Comunas, a Comuna do Ecunha (Comuna Sede), que engloba sensivelmente a metade sul do território (797 Km2), onde se situa a sede administrativa municipal, e a Comuna do Chipeio (ou Quipeio) que ocupa a parte norte (880 Km2).Na primeira existem 14 bairros à volta da Vila do Ecunha e um total de 67 aldeias enquanto que na segunda, para além da Vila do mesmo nome contabilizam-se 11 bairros e 73 aldeias.

O território do município é bastante montanhoso, pois situa-se na transição da extensa aplanação central para as áreas subplanálticas, através da "cadeia marginal de montanhas", que percorre a parte centro-noroeste do município. A maior parte do território drena para o rio Queve (ou Cuvo), no entanto a parte sul-sudeste pertence à bacia do rio Cunene. Aqui nascem numerosos cursos de água que vão alimentar as duas importantes bacias. Existe água em relativa abundância, o que possibilita a agricultura em pequenos esquemas de regadio.

O clima é tropical de altitude (temperado quente) com uma temperatura média anual de cerca de 19ºC e temperatura média mínima e média máxima anual de, respectivamente, cerca de 12º C e de 26º C. O regime de temperaturas e de chuvas define duas estações bem distintas: a estação quente e chuvosa (Estação das Chuvas), que vai de Outubro a Abril, e a estação seca (Cacimbo) que vai de Maio a Setembro.
Financiamento
Apoio
Implementação
©2017 - Município Ecunha Quem Somos      • Contactos      • Links