Banner
RSS Notícias
Actores e Serviços > Água e Saneamento

Água e Saneamento
O sistema de abastecimento de água à sede do Município, com captação numa nascente de encosta e bombagem para um depósito elevado, funciona irregularmente estando inactivo por vezes durante meses, devido essencialmente a problemas com a rede de distribuição instalada ainda na época colonial.

Está em curso a construção de um novo sistema que funcionará por gravidade. Este contará com uma nova captação e com uma nova rede de distribuição.

Na Comuna do Chipeio existia um sistema antigo que funcionava por gravidade, sistema esse que foi reabilitado em 2008.

Aproveitando a fisiografia do município, com serranias e montanhas, e a consequente abundância de nascentes de encosta, existiam sistemas simples de abastecimento de água por gravidade nas aldeias do Município. Actualmente apenas funciona satisfatoriamente um deles na aldeia da Cambala.

O Ministério da Energia e Águas, em parceria com a sua Direcção Provincial, tem estado a proceder ao estudo e à elaboração de um projecto de construção de uma mini hídrica a partir do Rio Kuito, aguardando apenas pela inclusão desta acção no Programa de Investimentos Públicos, para fornecer energia às sedes municipais e à Comuna do Chipeio, bem como a outras povoações mais importantes do município, o que poderá impulsionar o crescimento integrado da região.

Foto por Neni Glock
Financiamento
Apoio
Implementação
©2017 - Município Ecunha Quem Somos      • Contactos      • Links